O que fazemos

Início / 

O que fazemos

O que fazemos

Associação NOMEIODONADA, o apoio mais precioso!

A Associação Nomeiodonada IPSS foi criada em 15 de Dezembro de 2010 e tem como MISSÃO prestar serviços de apoio de natureza moral e material a pessoas e grupos que deles careçam, nomeadamente a pais e familiares com vivências em cuidados intensivos neonatais e pediátricos, promovendo um equilíbrio bio-psico-social e familiar.

Desde a sua fundação que a Associação presta relevantes serviços à comunidade, de acordo com as necessidades identificadas, entre as quais:

  1. a) apoio psicológico (por psicólogos voluntários);
  2. b) apoio monetário (viagens, medicação, ajudas técnicas, transportes das crianças do domicílio para as consultas programadas);
  3. c) alimentos (atualmente cerca de 50 famílias recolhem, semanalmente, o seu cabaz);
  4. d) papas e leites para bebés, roupas e brinquedos;
  5. f) alojamento para os pais com crianças internadas;
  6. g) in/formação (prevenção de doenças e acidentes domésticos, desenvolvimento da criança e recursos sociais);
  7. h) atividades lúdicas (como, por exemplo, Dia da Mãe/Pai/Prematuro, Concertos solidários, etc).

Na sequência do trabalho já realizado, a Associação avançou com um projeto de construção de uma Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos (para crianças dos zero aos dezoito anos) – o KASTELO. 

Esta Unidade tem como finalidade proporcionar cuidados conducentes ao bem-estar e qualidade de vida da criança/família, prestando cuidados clínicos, de manutenção e de apoio psicossocial a crianças com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência em regime de internamento ou de unidade de dia.

Este é um projeto pioneiro em Portugal, que reduz o tempo de internamento destas crianças no hospital, e permite que criança e família acedam às diferentes tipologias de recursos nas diferentes fases da doença.

 

As crianças portuguesas com este tipo de necessidades não têm sido abrangidas pelos projetos do Serviço Nacional de Saúde, ficando internadas por longos períodos nos Serviços de Pediatria e serviços de Cuidados Intensivos. Este processo longo e penoso compromete o vínculo familiar e o desenvolvimento infantil, e, por vezes provoca a desestruturação familiar.

Acreditamos profundamente que todas as crianças têm direito à felicidade, mesmo quando atingidas por uma doença grave e/ou em fase terminal. Este projeto garante a continuidade dos cuidados inerentes a estas situações especiais e a otimização dos recursos disponíveis.

O Kastelo foi inaugurado no dia 24 de Junho de 2016, por Sua Excelência, o Sr. Presidente da República Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, estando a funcionar com uma lotação de 30 camas. Desta lotação, estão contratualizadas 20 camas (10 de internamento e 10 de ambulatório), com a Administração Regional de Saúde do Norte.

Tem, também, uma residência para os pais, uma zona lúdica ao ar livre e uma horta biológica. Nesta unidade a criança tem um ambiente o mais semelhante ao seu ambiente familiar, mas com tratamento hospitalar.

Em 2018, inaugurámos o primeiro parque aquático da Península Ibérica adaptado a crianças com doença crónica, bem como a sala de snoezelen (inaugurada em 2019). Ambos os equipamentos permitem melhorar a qualidade de vida destas crianças, proporcionando momentos de lazer, terapia e esperança.

No KASTELO queremos que as nossas crianças sejam Reis e Rainhas do seu próprio reino.

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação. Se desejar saber como tratamos os seus dados leia nossa política de privacidade.